Filtração, Limpeza, Depuração e Tratamento Químico de Gasóleo. |
|
A Powersil, no intuito de ir ao encontro das necessidades e dar soluções aos seus clientes, viu-se confrontada com uma nova situação, que se prende com a deterioração do gasóleo, que se encontra nos tanques de combustível, que alimentam geradores em emergência ( Stand-By).
Este tipo de situações, encontra-se em componentes mecânicos do motor, nomeadamente na parte de injecção, tubagens, injectores e bombas injectoras, que apresentam um elevado nível de deterioração, sendo que ao analisarmos estes componentes, deparámos com uma espécie de massa e de lacas. Estes componentes na maioria das vezes, já estão obstruídos e/ou mesmo danificados, irreversivelmente, em algumas situações.
Ao aprofundarmos estas questões junto de determinados agentes, constatámos que com a nova formulação do gasóleo, e pelas novas directivas que obrigavam a uma maior utilização do BIODIESEL no Gasóleo, estes casos aumentaram continuamente em percentagem, sendo que nos deparámos com uma relação directa da utilização do gasóleo com biodiesel com o aumento exponencial destes casos.
Com a introdução do Biodiesel, e as preocupações ambientais vigentes foram retirados certos elementos químicos acrescentando-se outros. Tal facto, veio a originar o aumento dos casos de contaminação, alteração do espectro de agentes contaminantes (bactérias + fungos), sedimentação insuficiente, maior formação de biofilmes no sistema de combustível (paredes dos tanques, tubagens, filtros, problemas mesmo em tanque sem água livre). A biodegradabildade do biodiesel é duas vezes maior que o gasóleo mineral. Assim sendo, novos problemas de contaminação surgiram, com as misturas de diesel e biodiesel B5-B20, situação esta iniciada em 2007.
Solução que nos propomos efectuar para resolução desta situação:
Assim sendo e com o intuito de solucionarmos esta questão, propõe a Powersil o seguinte:
• Análise ao gasóleo existente para avaliar os níveis de contaminação real.
• Limpeza química do gasóleo com o intuito de baixar os níveis bacteriológicos de contaminação do gasóleo.
• Limpeza química do depósito ou cisterna onde se encontrava o gasóleo contaminado para decapagem dos filmes e lodos existentes.
• Colocação do gasóleo no depósito ou cisterna com a passagem por uma depuradora para serem retiradas as micro partículas e água do sistema.
• Passagem do gasóleo por um sistema de filtros de micro partículas e separadores de água para uma melhor confirmação da qualidade da limpeza existente.
• Realização de nova análise que poderá ser repetida a todos os 6 meses para confirmação da qualidade do gasóleo existente no sistema.
Veja aqui a nossa apresentação.